terça-feira, 6 de julho de 2010

Só os idiotas são felizes?



Talvez. Essa questão é extremamente relativa. Não posso confirmar nem refutar. Pois, a pergunta deveria realmente ser: Para você, o que é felicidade?

Aí o assunto já é outro (aliás, muito mais abrangente). Para uns, ser feliz é ser amado. Para outros, é ás vezes nem ser notado. Para uns, é ouvir boa música, ler um bom livro, assistir um bom filme. Para outros, simplesmente viver bons momentos.

Além disso, buscar a felicidade também é algo relativo: o "querer ser feliz" não existe. Bem, os Psicólogos dizem que é possível. Azar o deles. Andarão em círculos, eternamente. Coitados.

A questão a ser colocada agora é a seguinte: Quem quer que você seja feliz?
Você?
Seus pais?
Seus amigos?
Deus?

Talvez, a mídia? Por que não? Você não vê diariamente em seu televisor uma enxurrada de anúncios de "venda de felicidade"? Beba cerveja, seja feliz. Compre o tênis, seja feliz. Coma a seguinte refeição, seja feliz. Faça a faculdade tal, seja feliz....

Ah, e nas livrarias: "seja feliz em 10 passos", "seja mais feliz", "pare de sofrer, seja feliz", "acredite em você, seja feliz".... Com tudo isso, eu ainda não sou feliz????

Poxa, claro que sou! Mas não constantemente, como é natural em qualquer indivíduo do gênero humano! Dá vontade de berrar: Eu não posso ser feliz sempre, que saco!
Não posso acordar e encontrar todo dia um lindo céu azul. Pode-se dizer que o céu nublado também tem seus atrativos (eu, particularmente, acho lindo).

E, alguns perguntam: hitchcock era triste? Só pelo fato de se considerar um inseto, provavelmente sim. Mas, talvez ele tivesse momentos felizes, justamente, escrevendo seus excelentes livros. Porque, se não fosse feliz como escritor, provavelmente foi como Cineasta (era formado em Cinema). É claro, existia o obstáculo da tuberculose, e a maioria de seus filmes melancólicos, mas...

Aliás, quem não gosta dos momentos melancólicos? Um ótimo momento para a reflexão. Eu, particularmente, gosto de ouvir músicas,Tocar violão e ler livros ou assistir filmes de fantasia. Parece-me que a sensibilidade me é aguçada(¬¬) nesses momentos.

Se não houvesse tristeza, o sentido da vida seria ainda mais incógnito (mais do que já o é). A existência é justamente formada por opostos: quente - frio, dia - noite, felicidade - tristeza...

Talvez a máxima de Chaplin ilustre melhor: A vida vista de perto é uma tragédia. Vista de longe, uma comédia.

Eu concordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário